Técnico/a Especialista em Contabilidade e Fiscalidade
Área de Formação: Contabilidade e Fiscalidade (344)
O/A Técnico/a Especialista em Contabilidade e Fiscalidade é o/a profissional que visa participar na gestão dos sistemas de informação financeira da organização, pública ou privada, ao nível do registo contabilístico e fiscal, e do planeamento e controlo dos processos internos de gestão, de forma a obter informação relevante de apoio à administração/direção na tomada de decisões relativas à gestão económica e financeira da entidade.
O sucesso das organizações modernas depende da eficiência e qualidade dos instrumentos produzidos pelos seus recursos. O Técnico/a Especialista em Contabilidade e Fiscalidade contribui decisivamente para a obtenção desses resultados.
Podem candidatar-se à inscrição no presente CET: Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente, conferente do nível 3 de qualificação; Os que tendo obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10º e 11º anos e tendo estado inscritos no 12º ano de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente não o tenham concluído; Os titulares de uma qualificação profissional do nível 4; Os titulares de um diploma de especialização tecnológica(DET) ou de um grau ou diploma de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional; (artigo 7º do Decreto-Lei nº 88/2006, de 23 de Maio)
Perfil Profissional
- Pesquisar, recolher, selecionar, preparar e analisar informação relevante de natureza financeira, necessária ao cumprimento das obrigações contabilísticas pela empresa ou organização pública ou privada
- Colaborar no apoio à Administração/Direção, na gestão económica e financeira da empresa ou organização pública ou privada
- Planificar, organizar e executar, de forma autónoma, a contabilidade financeira e de gestão das entidades
- Colaborar na área comercial, nomeadamente na gestão das compras e das vendas da empresa ou organização pública ou privada, realizadas no contexto nacional e internacional
- Implementar sistemas de informação de apoio à gestão das compras e das vendas;
- Implementar sistemas de informação de apoio à gestão de clientes e de fornecedores, bem como dos relativos à gestão de tesouraria;
- Preparar a documentação de apoio à instrução dos processos ligados ao comércio internacional (importação/exportação).
- Assegurar os procedimentos necessários ao cumprimento das obrigações da entidade perante a Administração Fiscal.
- Colaborar na implementação de sistemas de auditoria, para as áreas financeira, contabilística e fiscal da empresa ou organização pública ou privada.
- Colaborar na preparação do orçamento anual da empresa ou entidade pública ou privada, nas suas diversas vertentes: financeira, de investimentos, de compras, de produção, de venda, recorrendo a metodologias adequadas.
- Colaborar na preparação dos orçamentos por funções e centros de responsabilidade da empresa ou entidade pública ou privada, bem como relatórios de desvios de performance, analisando as causas e consequências desses desvios.
- Preparar informação de apoio à elaboração de pareceres e relatórios de gestão financeira tendo em vista o desempenho eficiente e eficaz da empresa ou entidade pública.
- Utilizar e promover melhorias nas aplicações informáticas de suporte à gestão contabilística e fiscal da empresa ou entidade pública ou privada
- Preparar relatórios sobre o desempenho das aplicações informáticas de contabilidade em conformidade com o SNC;
- Organizar ficheiros e gerir informação contabilística e fiscal de acordo com os objetivos definidos pela Administração/Direção das entidades.
Conhecimentos
- Noções de:
- Organização institucional da atividade financeira das entidades, públicas ou privadas, em Portugal
- Gestão de produtos, serviços, clientes e fornecedores
- Direito comercial, laboral e fiscal
- Cálculo económico e financeiro
- Gestão da informação financeira das entidades, públicas ou privadas
- Orçamentação, planeamento e contabilização financeira nas entidades públicas, tendo em conta a legislação em vigor
- Contabilização das operações financeiras das empresas, tendo em conta as diferentes exigências legalmente em vigor
- Contabilidade de gestão
- Gestão e controlo da atividade económica e financeira das entidades, públicas ou privadas
- Auditoria contabilística e fiscal das entidades, públicas ou privadas.
- Conhecimentos de:
- Língua portuguesa adequada à atividade empresarial, designadamente no âmbito da contabilidade, da fiscalidade e da gestão financeira
- Segurança, higiene e saúde no trabalho
- Língua inglesa adequada à atividade empresarial, designadamente no âmbito da contabilidade, da fiscalidade e da gestão financeira
- Organização do trabalho contabilístico e fiscal das entidades
- Controlo interno e auditoria financeira
- Técnicas de orçamentação e execução de planos de controlo das contas de caixa e de bancos
- Metodologias e sistemas de criação e gestão de centros de custos
- Gestão de planos de contas de acordo com as disposições legais em vigor e as necessidades de informação financeira das entidades
- Metodologias e sistemas de consolidação de contas
- Informática na ótica de utilizador, incluindo a gestão de bases de dados e de ficheiros, bem como de aplicações financeiras adequadas às exigências legais e às necessidades de informação das entidades
- Análise de balanços, de demonstrações financeiras e de demais informação relacionada com os sistemas contabilísticos e fiscais legalmente exigidos às entidades
- Gestão económica e financeira
- Sistema Fiscal Português.
- Conhecimentos aprofundados de:
- Sistemas contabilísticos, de acordo com normas legais em vigor.