Técnico/a Especialista em Contabilidade e Fiscalidade

Área de Formação:  Contabilidade e Fiscalidade (344)

O/A Técnico/a Especialista em Contabilidade e Fiscalidade é o/a profissional que visa participar na gestão dos sistemas de informação financeira da organização, pública ou privada, ao nível do registo contabilístico e fiscal, e do planeamento e controlo dos processos internos de gestão, de forma a obter informação relevante de apoio à administração/direção na tomada de decisões relativas à gestão económica e financeira da entidade.

O sucesso das organizações modernas depende da eficiência e qualidade dos instrumentos produzidos pelos seus recursos. O Técnico/a Especialista em Contabilidade e Fiscalidade contribui decisivamente para a obtenção desses resultados.

Podem candidatar-se à inscrição no presente CET: Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente, conferente do nível 3 de qualificação; Os que tendo obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10º e 11º anos e tendo estado inscritos no 12º ano de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente não o tenham concluído; Os titulares de uma qualificação profissional do nível 4; Os titulares de um diploma de especialização tecnológica(DET) ou de um grau ou diploma de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional; (artigo 7º do Decreto-Lei nº 88/2006, de 23 de Maio)

Perfil Profissional

  • Pesquisar, recolher, selecionar, preparar e analisar informação relevante de natureza financeira, necessária ao cumprimento das obrigações contabilísticas pela empresa ou organização pública ou privada
  • Colaborar no apoio à Administração/Direção, na gestão económica e financeira da empresa ou organização pública ou privada
  • Planificar, organizar e executar, de forma autónoma, a contabilidade financeira e de gestão das entidades
  • Colaborar na área comercial, nomeadamente na gestão das compras e das vendas da empresa ou organização pública ou privada, realizadas no contexto nacional e internacional
  • Implementar sistemas de informação de apoio à gestão das compras e das vendas;
  • Implementar sistemas de informação de apoio à gestão de clientes e de fornecedores, bem como dos relativos à gestão de tesouraria;
  • Preparar a documentação de apoio à instrução dos processos ligados ao comércio internacional (importação/exportação).
  • Assegurar os procedimentos necessários ao cumprimento das obrigações da entidade perante a Administração Fiscal.
  • Colaborar na implementação de sistemas de auditoria, para as áreas financeira, contabilística e fiscal da empresa ou organização pública ou privada.
  • Colaborar na preparação do orçamento anual da empresa ou entidade pública ou privada, nas suas diversas vertentes: financeira, de investimentos, de compras, de produção, de venda, recorrendo a metodologias adequadas.
  • Colaborar na preparação dos orçamentos por funções e centros de responsabilidade da empresa ou entidade pública ou privada, bem como relatórios de desvios de performance, analisando as causas e consequências desses desvios.
  • Preparar informação de apoio à elaboração de pareceres e relatórios de gestão financeira tendo em vista o desempenho eficiente e eficaz da empresa ou entidade pública.
  • Utilizar e promover melhorias nas aplicações informáticas de suporte à gestão contabilística e fiscal da empresa ou entidade pública ou privada
  • Preparar relatórios sobre o desempenho das aplicações informáticas de contabilidade em conformidade com o SNC;
  • Organizar ficheiros e gerir informação contabilística e fiscal de acordo com os objetivos definidos pela Administração/Direção das entidades.

Conhecimentos

  1. Noções de:
    1. Organização institucional da atividade financeira das entidades, públicas ou privadas, em Portugal
    2. Gestão de produtos, serviços, clientes e fornecedores
    3. Direito comercial, laboral e fiscal
    4. Cálculo económico e financeiro
    5. Gestão da informação financeira das entidades, públicas ou privadas
    6. Orçamentação, planeamento e contabilização financeira nas entidades públicas, tendo em conta a legislação em vigor
    7. Contabilização das operações financeiras das empresas, tendo em conta as diferentes exigências legalmente em vigor
    8. Contabilidade de gestão
    9. Gestão e controlo da atividade económica e financeira das entidades, públicas ou privadas
    10. Auditoria contabilística e fiscal das entidades, públicas ou privadas.
  2. Conhecimentos de:
    1. Língua portuguesa adequada à atividade empresarial, designadamente no âmbito da contabilidade, da fiscalidade e da gestão financeira
    2. Segurança, higiene e saúde no trabalho
    3. Língua inglesa adequada à atividade empresarial, designadamente no âmbito da contabilidade, da fiscalidade e da gestão financeira
    4. Organização do trabalho contabilístico e fiscal das entidades
    5. Controlo interno e auditoria financeira
    6. Técnicas de orçamentação e execução de planos de controlo das contas de caixa e de bancos
    7. Metodologias e sistemas de criação e gestão de centros de custos
    8. Gestão de planos de contas de acordo com as disposições legais em vigor e as necessidades de informação financeira das entidades
    9. Metodologias e sistemas de consolidação de contas
    10. Informática na ótica de utilizador, incluindo a gestão de bases de dados e de ficheiros, bem como de aplicações financeiras adequadas às exigências legais e às necessidades de informação das entidades
    11. Análise de balanços, de demonstrações financeiras e de demais informação relacionada com os sistemas contabilísticos e fiscais legalmente exigidos às entidades
    12. Gestão económica e financeira
    13. Sistema Fiscal Português.
  3. Conhecimentos aprofundados de:
    1. Sistemas contabilísticos, de acordo com normas legais em vigor.

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