Técnico/a Especialista em Banca e Seguros

Área de Formação:  Finanças, Banca e Seguros (343)

O/A Técnico/a Especialista em Banca e Seguros é o/a responsável que acompanha e desenvolve a carteira de clientes da instituição, intervindo na área comercial através da promoção dos produtos de forma a captar novos clientes e fidelizar e acompanhar de forma personalizada os clientes a/atuais, e colaborar ativamente na gestão económica e financeira da empresa.controlo dos processos internos de gestão, de forma a obter informação relevante de apoio à administração/direção na tomada de decisões relativas à gestão económica e financeira da entidade.

O sucesso das organizações modernas depende da eficiência e qualidade dos instrumentos produzidos pelos seus recursos . O Técnico/a Especialista em Banca e Seguros contribui decisivamente para a obtenção desses resultados.

Podem candidatar-se à inscrição no presente CET: Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente, conferente do nível 3 de qualificação; Os que tendo obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10º e 11º anos e tendo estado inscritos no 12º ano de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente não o tenham concluído; Os titulares de uma qualificação profissional do nível 4; Os titulares de um diploma de especialização tecnológica(DET) ou de um grau ou diploma de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional; (artigo 7º do Decreto-Lei nº 88/2006, de 23 de Maio)

Perfil Profissional

  1. Pesquisar, recolher, tratar e analisar informação relevante para o desempenho da sua atividade, nomeadamente sobre os produtos disponibilizados pela sua empresa e pelas empresas concorrentes e sobre a evolução dos mercados a nível nacional e internacional.
  2. Colaborar ativamente na gestão económica e financeira da empresa.
    1. Preparar material para análise financeira, considerando elementos contabilísticos e não contabilísticos;
    2. Proceder à análise e interpretação de balanços e demonstrações de resultados;
    3. Realizar e analisar mapas de fluxos;
    4. Proceder ao estudo da rendibilidade;
    5. Proceder à elaboração de orçamentos;
    6. Realizar o controlo orçamental;
    7. Implementar e monitorar sistemas de controlo de gestão.
  3. Intervir na área comercial, nomeadamente na gestão comercial e/ou na ação direta das vendas, através da promoção de produtos, utilizando os melhores canais de comunicação e distribuição.
    1. Definir, em colaboração com os responsáveis do departamento comercial, os objetivos comerciais, nomeadamente por tipo de produto/serviço e de cliente;
    2. Proceder à implementação das estratégias de venda, definidas pelos departamentos comercial e de marketing, em função dos vários tipos de produtos/serviços e de clientes;
    3. Gerir e dinamizar equipas, motivando e coordenando os seus elementos.
  4. Participar na gestão da carteira de clientes.
    1. Proceder à análise dos clientes e à sua caracterização em termos de interesses, motivações e perfis de risco;
    2. Analisar e comparar os diferentes produtos/serviços disponibilizados pela empresa, propondo ao cliente a solução mais adequada ao seu perfil;
    3. Aconselhar o cliente propondo-lhe produtos/serviços e apresentando as diversas alternativas ao seu dispor;
    4. Informar os clientes sobre a existência de novos produtos/serviços;
    5. Proceder à comercialização do produto/serviço;
    6. Recolher reclamações e sugestões e resolvê-las ou proceder ao seu encaminhamento;
    7. Analisar os elementos contratuais de apoio à determinação das responsabilidades (seguros);
    8. Participar na gestão da informação sobre a carteira de clientes, mantendo os ficheiros atualizados.
  5. Apoiar as decisões de definição de estratégias e produtos a adotar pela instituição bancária ou pela empresa de seguros, dando informações sobre a aderência dos clientes aos vários produtos/serviços, sugerindo alterações aos produtos/serviços existentes ou propondo novos produtos/serviços.

Conhecimentos​

  1. Conhecimentos de:
    1. Matemática.
    2. Técnicas de gestão de equipas.
    3. Técnicas de liderança.
    4. Técnicas de gestão de conflitos.
    5. Planos e fundos de pensões.
    6. Direito fiscal.
    7. Sistema fiscal português.
    8. Inglês técnico.
    9. Técnicas de comunicação.
    10. Técnicas de atendimento ao cliente.
    11. Técnicas de venda e de negociação.
    12. Probabilidades e Estatística.
    13. Segurança e saúde no trabalho.
    14. Informática de gestão (utilização de software de gestão de bases de dados, de gestão de informação pessoal e de folha de cálculo).
    15. Utilização de redes (internet e intranet).
    16. Marketing.
    17. Controlo de gestão.
    18. Gestão de tesouraria.
    19. Economia monetária (conceito, funções e tipos de moeda; oferta e procura de moeda; mercados financeiros e instrumentos de política monetária).
    20. Teoria de seguros (economia do contrato de seguro, modelização do risco e técnicas de tarifação).
    21. Direito das instituições financeiras.
    22. Cálculo financeiro e actuarial.
    23. Economia europeia.
  2. Conhecimentos aprofundados de:
    1. Produtos e serviços bancários e de seguros.
    2. Operações e gestão bancária e de seguros.
    3. Mercados e instituições financeiras.
    4. Análise financeira e finanças empresariais (análise de balanços e demonstração de resultados, equilíbrio financeiro, rácios, mapas de fluxos, estudo da rendabilidade)

Parceiros

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Plano Curricular​

Plano curricular - Técnico/a Especialista em Banca e Seguros